Como fazer resumo: Conheça 4 dicas importantes

Como fazer resumo é uma dúvida muito frequente que as pessoas sempre perguntam. Sendo assim elaboramos esse artigo para explicar 4 métodos simples que vai lhe ajudar na hora de elaborar bons resumos. Assim não deixe de deixar seu comentário se você gostou do artigo, beleza?

Escrever resumos é como gatilhos mentais para ajudar você na memorização. Dessa forma quando o seu cérebro realiza um resumo isso acaba ajudando de forma exponencial seu aprendizado. Como uma dica indispensável, não deixe de você mesmo realizar o resumo, uma vez que quando você realiza a chance de dar certo é 100% melhor.

Existe atualmente diversas metodologias que poderão lhe ajudar com os resumos, porém aqui vamos mencionar os 4 métodos que simplesmente vai alavancar sua desenvoltura com resumos. Confira os principais tópicos desse artigo:

1 – Leia e Releia o texto

Ler o texto e reler ele ajuda você a se conectar com o tema, fazendo assim uma junção entre o que você vai precisar focar no seu resumo.

Dessa forma quando você realiza a releitura do texto isso faz com que você saiba os principais pontos que você precisa focar. Assim é importante que você visualize durante a leitura os principais tópicos que você quer colocar no seu resumo.

Cuidado com a leitura do texto

Durante a leitura mencionamos que você precisa destacar os principais temas do seu texto, mas não mencionamos como identificar esses temas, não é mesmo?

Sendo assim o que você precisa saber em qualquer texto com título ou capítulo é qual o objetivo do seu resumo. Dessa forma vamos supor que o objetivo seu seja elaborar um resumo bem pequeno e objetivo dos principais tópicos, então o que se deve fazer é analisar qual o tamanho do seu texto.

Tamanho do resumo importa ?

Sim, o tamanho do seu resumo tem muito a ver com o objetivo que ele tem. A melhor maneira de fazer um resumo pequeno é realizando o que chamamos de mapas mentais. Os mapas mentais é a melhor forma para que você possa efetivamente organizar as suas ideias e retiradas do texto.

É de extrema importância que você tenha em mente que o resumo tem que conter todos ou os principais títulos do seu texto. Embora essa questão do tamanho do texto vai realmente depender do tamanho que você deseja que ele fique.

2 – Busque os pontos mais importantes do seu resumo

Durante a leitura falamos que você deve destacar os pontos importantes, mas não mencionamos como fazer isso. Assim uma maneira bem legal de realizar esse processo é fazendo a retirada de palavras chave do seu texto. Sendo assim como exemplo vamos supor que o seu texto fala sobre fisiologia humana do coração.

As principais palavras chave que você precisa retirar será itens como ventrículos do coração, átrios, válvulas e assim por diante.

Então não deixe seu resumo de maneira automática, ou seja, não copie e cole o conteúdo que você retirou do texto, escreva ou desenhe conforme você realmente entendeu do assunto, mas lógico que corretamente.

3 – Organize as ideias principais do seu texto

Organizar as ideias de um texto é basicamente 50% de um resumo, uma vez que em nossa vida e em tudo que fazemos é assim, sem organização será impossível realizar alguma coisa.

Então as etapas que você deve fazer são as seguintes:

  • Identifique qual o tema do seu conteúdo
  • Separe as palavras chave do seu conteúdo
  • Defina se o seu resumo vai ser texto ou mapa mental
  • Faça a leitura e releitura
  • Posteriormente retire os principais itens

Basicamente os principais itens que você precisa saber são esses que mencionamos acima. Então agora é colocar a mão na massa, mas antes veja as ideias que deixamos abaixo.

Outra ideia seria realizar uma pesquisa no google analisando melhor aquele conteúdo para criar novas ideias.

4 – Escrever o resumo com as suas palavras

Estudos científicos comprovam que quem realiza os resumos por conta própria tem mais probabilidade de absorver o conteúdo do resumo.

Então se você é daqueles que compra resumos pode ser que você está perdendo alguma absorção de conteúdo, uma vez que será quase a mesma coisa que realizar uma leitura, por exemplo.

É obvio que um resumo de um livro por exemplo pode ajudar bastante, mas tudo vai depender do objetivo que você deseja. Assim um exemplo clássico  seria um livro com 1000 páginas com um espaço de tempo reduzido para leitura.

Dessa forma com certeza se você tem poucos dias e vai realizar um exame por exemplo, o resumo com certeza vai ser melhor para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
Copy link