Medicina no Paraguai: Vale a pena mesmo estudar?

Nesse artigo vamos falar se realmente vale a pena estudar medicina no Paraguai. Estudar medicina no Paraguai é hoje, em minha opinião, a melhor opção para quem deseja estudar medicina fora do Brasil. Assim vamos seguir com nosso artigo.

Então, partindo do princípio de que estudar medicina no Brasil tem se tornado cada dia mais difícil, verificamos que a melhor opção para estudar medicina fora do Brasil é estudar medicina no Paraguai. Mas porquê estudar medicina no Paraguai vale tanto a pena?

Analisem bem! Você irá pagar para cursar medicina no Brasil mais de 5000 mil reais por mês, certo? Então no Paraguai esse valor é praticamente 8 vezes mais barato. Essa é apenas uma das vantagens de estudar medicina no nosso país vizinho.

Você pode se perguntar que no Brasil tem a opção de estudar medicina através de faculdades públicas, ENEM, através de FIES e assim por diante.

Antes de responder, para começarmos a falar, hoje tenho muitos amigos que estão na situação de vestibulando e tentando de várias formas entrar em uma faculdade de medicina, porém até hoje infelizmente eles não conseguiram entrar.

Sabemos que é cada vez mais difícil e, também, sabemos das dificuldades que a maioria dos Brasileiros que tem o sonho de cursar medicina enfrentam a cada dia em busca de realizar seu sonho.

Vale a pena estudar medicina no Paraguai

Outra ótima notícia para quem se pergunta se vale a pena estudar medicina no Paraguay é o fato de que o Paraguay está a cada dia mais investindo e firmando convênios com o Brasil para realização de internatos, estágios profissionais e várias outras coisas. Veja abaixo uma lista de vantagens

  • O valor das mensalidades é mais baixo
  • A revalidação agora é 2 vezes ao ano
  • Custo de vida bem mais baixo
  • Professores entendem o português
  • Ótimas faculdades de medicina

Outro bom motivo para dizer que vale a pena.

Para se ter uma noção, o Paraguai é hoje um país que acolhe muito bem os Brasileiros que lá estudam.

Tudo isso que estou passando para vocês aqui não foi outras pessoas que me falaram, mais sim estou vivenciando na prática isso, pois como já citado aqui no site, atualmente curso o 4° ano de medicina no Paraguai em Cidade Del leste e Moro no Brasil em Foz do Iguaçu-PR.

Não ouça pessoas que não deu certo!

Então pessoal, por favor verifiquem bem antes de deixar de lado o sonho de cursar medicina, pois a cada dia que passa seu sonho pode estar mais distante.

Assim podemos dizer mais uma vez que vale a pena estudar medicina no Paraguay.

Outras vantagens de estudar no Paraguai

Estudando Medicina

Outra vantagem que podemos citar aqui é o fato que após concluir os 6 anos de medicina no Paraguai, você poderá adentrar no Brasil para trabalhar através do Programa Mais Médicos do Governo Federal do Brasil.

Mais um fator que vale a pena, não é mesmo?

Revalida- Exame de revalidação

Mesmo sem prestar a prova de revalidação médica, muitos Brasileiros hoje, formados em medicina no Paraguai, estão trabalhando no Brasil de maneira regular e muito melhor do que muitos médicos formados em faculdades Brasileiras.

Por isso volto a repetir nesse artigo que realmente vale a pena sim cursar medicina no Paraguai, mas fica algumas dicas importantes.

Hoje os procedimentos para estudar medicina no Paraguai estão bem facilitados e se você bobear não precisa nem colocar a mão em documentos e procedimentos burocráticos para regularizar sua situação no país, pois hoje existem pessoas experientes nesse assunto que os fazem para vocês.

Saiu um artigo quentinho sobre as principais perguntas e respostas do curso, vale a pena ler.

Então mais uma outra bela vantagem para dizer que realmente vale a pena estudar medicina no Paraguai.

Revalidação do diploma de medicina no Brasil

Vocês devem se perguntar sobre a prova de revalidação médica, preconceito depois de formado para virem trabalhar no Brasil e outras coisas. Pensem comigo ! Tenho em mente que faculdade não faz aluno bom ou profissional bom ou ruim, certo?

Então, a prova de revalidação médica é mais uma etapa que deve ser encarada com garra para quem desejar exercer a profissão de medicina no Brasil.

Outros meios para atuar no Brasil

Lógico que existem outros meios sobre ser médico e trabalhar no Brasil sem prestar a prova de revalidação, mais isso é meio complexo e quero fazer um artigo específico sobre isso. Por isso volto a repetir que vale a pena estudar medicina no Brasil.

A faculdade não faz o aluno?

Então como mencionado acima, a faculdade não faz aluno bom ou ruim, o aluno deve ter em mente que ele deve estudar e dar o melhor caso deseje ser um bom profissional e consequentemente passar na prova do revalida e trabalhar de cabeça erguida no Brasil.

Comprometimento na profissão

Muito triste é ver médicos que não tem comprometimento e que arriscam a vida de várias pessoas diariamente em prontos socorros devido ao fato de não querem estudar, pois burro ninguém é, apenas existe falta de vontade e exercer a profissão apenas por dinheiro.

Então pessoal, vale a pena estudar medicina no Paraguai, SIM!

Conclusão desse artigo

Preconceito com quem é formado no Exterior

O fato de algumas pessoas perguntarem sobre o preconceito dos Brasileiros sobre quem estuda medicina fora do Brasil, posso dizer que é verdade, mais que isso em meu ponto de vista não tem impacto algum sobre o profissionalismo que deve ser exercida a profissão de medicina.

Conquanto analisamos vários casos, podemos dizer que esse cenário está mudando no Brasil.

Então, caso você tenha interesse em cursar medicina no Paraguai, vocês podem estar entrando em contato que podemos ajudar vocês nessa etapa. Você pode entrar em contato conosco através do Whatsap App (45) 98368076 e tirar as suas dúvidas sobre o curso.

31 comentários em “Medicina no Paraguai: Vale a pena mesmo estudar?”

  1. Sou fisioterapeuta e minha esposa enfermeira, queremos cursar medicina, podemos aproveitar algumas das nossa matérias ?

    1. Bom Dia, Ronny!

      Eu não recomento realizar o aproveitamento de matérias, uma vez que quando for revalidar o diploma pode lhe causar problemas.

      Abraços.

  2. Jessé Coelho

    Boa Tarde! sou Enfermeiro com 20 anos de experiencia em varias clinicas, principalmente Urgências/Emergências e UTI, existe a probabilidade de aproveitamento da carga horaria da minha graduação?
    Obrigado.

    1. Boa Noite, José!

      Não indico fazer isso para evitar problemas quando for revalidar seu diploma de medicina no Brasil, visto que no Brasil na revalidação pode lhe causar um certo problema.

      Dúvidas me avise.

      Ricardo Moreira
      Estudante de Medicina Upe
      WhatsApp (45) 998368076

  3. Bom dia!!
    Meu nome é Mônica sou farmacêutica na área de manipulação. Estou interessada em fazer medicina,
    a minha preocupação é o revalida

    1. Olá, tudo bem Mônica!

      Olha manda mensagem no meu whatsapp que vou tentar lhe ajudar com as dúvidas.

      Realmente o revalida não é fácil mesmo, mas existe soluções que podem ajudar nesses casos, okay?

      Aguardo seu retorno e abraços.

      Dúvidas me avise.

      Ricardo Moreira
      Estudante de Medicina Upe
      WhatsApp (45) 998368076

    1. Olá Armando!

      Vale sim, porém na atualidade tem que ter muito cuidado, visto que tem faculdades ai que não estão cumprindo com muita coisa.

      Dessa forma peço que cuide nessa questão e seja feliz!

      Dúvidas me avise.

      Ricardo Moreira
      Estudante de Medicina Upe
      WhatsApp (45) 998368076

  4. FRANCISCO JOSE DA VEIGA FARIAS

    Interessante porém preocupante, recentemente um conhecido foi estudar Medicina no Paraguai sem nenhuma Base, pois ele pra concluir segundo grau fez exame de massa, chegou la não precisou fazer nenhuma seleção, hj ja esta cursando terceiro ano, sem repetir nenhuma matéria, enquanto aqui alunos preparados devido a concorrência entram nas faculdades e muitos tem muita dificuldade mesmo com uma boa base de biologia física Química, fico imaginando o tipo de profissionais que essas faculdades formam onde pelo que parece basta frequentar pra passar.

    1. Amigo Francisco!

      Concordo em partes com você, mas tem que ver que quem NÃO é preparado vai se prejudicar e ficar apenas com o diploma na mão.

      Justamente por isso que recomendo ter cuidado com essa questão de faculdades, uma vez que assim como no Brasil no Paraguai existe também faculdades ruins, mas infelizmente não podemos generalizar.

      Agora em relação a atuar no Brasil fica tranquilo, muitos vai estudar mais poucos vai atuar no Brasil, visto que hoje vejo os alunos buscando facilidades, entende?

      Abraços e fica com Deus

      Dúvidas pode me enviar.

      Ricardo Moreira
      Estudante de Medicina
      WhatsApp (45) 998368076

    1. Boa Noite, Milena!

      Caso ainda precisa de ajuda nos envie mensagem no WhatsApp (45) 998368076 que iremos lhe ajudar.

      Dúvidas pode me enviar.

      Ricardo Moreira
      Estudante de Medicina
      WhatsApp (45) 998368076

  5. Gilberto Cassani

    Meu filho sonha em fazer medicina, ele é casado tem dois filhos, sou pai dele não consigo manter todos com meu salário, é possível a esposa dele trabalhar no paraguai e os filhos estudar. Um de 7 e uma bebê.

    1. Olá!

      Sim, é possível porém bem complicado, mas é possível sim.

      Dúvidas pode me enviar.

      Ricardo Moreira
      Estudante de Medicina
      WhatsApp (45) 998368076

    1. Olá, Érica!

      O curso de medicina no Paraguai varia dependendo a faculdade ao qual você deseja iniciar. Atualmente tem valores que irão desde 800 reais até 1500 reais mensais.

      Dessa forma oriento que não busque a universidade somente baseado na questão de valores, uma vez que depois vai precisar do ensino para revalidar seu diploma.

      Em relação a moradia temos disponível uma imobiliária séria e honesta que vai lhe ajudar com essa questão.

      Dúvidas pode deixar sua resposta.

      Abraços.

  6. Boa noite!
    Gostaria de ter todas as informações possíveis sobre estudar Medicina no Paraguai, e também se há possibilidade de conciliar faculdade e trabalho.

    1. Olá, juliana!

      Em resposta ao seu comentário eu vou enviar um e-mail que acho que vai ser melhor do que colocar aqui, uma vez que vai ficar muito extenso o comentário sobre o curso de medicina no Paraguai.

      Estudar medicina no Paraguai vale a pena, mas tem dicas que devem ser levadas em consideração, uma vez que depois vai precisar revalidar seu diploma, okay.

      Abraços e boa sorte.

  7. Thais Oliveira

    Olá Ricardo, tudo bem?

    Para revalidação do diploma, além das avaliações, sabe me dizer qual o valor que pagamos por isso?

    Desde já, muito obrigada…

    1. Olá Thais, tudo bem?

      A média é de 4 mil reais para realizar todo o processo, o que ao meu ver é um valor bem significativo para poder revalidar.

      Vale ressaltar que agora em 2019 foi aprovada a Lei do revalida, sendo agora obrigatório a realização duas vezes ao ano. O que oriento é que atualmente vale a pena sim estudar aqui no Paraguai, porém você deve ter cuidado com algumas universidades, uma vez que nem todas são habilitadas.

      Forte abraço e sucesso.

  8. Fabiane silva

    Olá bom dia quero ir estudar medicina no Paraguai e gostaria de algumas informações.
    Questão de moradias , e valores das mensalidades.
    Desde já agradeço.

    1. Boa Noite, Fabiane!

      O curso é em 6 anos como no Brasil. O valor da mensalidade está atualmente em torno de R$ 1000,00 reais mensais na universidade de medicina Upe, atualmente uma das melhores aqui.

      A moradia a média de valor está em torno de 800 a 1000 reais, porém pode variar dependendo do imóvel ao qual você deseja.

      Dúvidas nos avise e boa sorte.

  9. Futura Dra Ana se Deus quiser

    Olá estou indo pro 2° do ensino médio em 2019 e estou já me preparando. Em 2019 vou entrar no curso de enfermagem e curso de espanhol. Mas antes de tudo queria saber se você acha que vale a pena ainda ir pra lá, já que dizem que está saturado de alunos. Eu pretendia ir assim que terminar o ensino médio, em 2020. E mais uma dúvida, vou acabar os estudos com 17 anos, posso ir com a autorização dos meus pais ou só quando eu fizer 18 anos?

    1. Olá, Futura doutora!

      Sim, nesse caso você precisa realizar a sua emancipação, sendo assim é possível realizar sim o processo de ingresso ao curso.

      Caso tenha dúvidas nos avise que iremos lhe ajudar.

      Um forte abraço.

  10. Francisco Valente

    Olá , tenho interesse em cursar medicina no Paraguai e gostaria de algumas informações referente a valores, carga horaria, documentação necessária , enfim ..
    Desde já agradeço a atenção
    Francisco Valente

    1. Boa tarde, Francisco!
      Enviei ao seu e-mail, um documento PDF, com maiores informações sobre a universidade, valores, documentações e os serviços que oferecemos.
      Qualquer dúvida, estamos a disposição.

  11. Bom dia! Perdoe-nos a demora.
    As sedes da UPE se encontram em Ciudad Del Est, Assunção(capital) e Presidente Franco. O idioma geral é Espanhol, porém há muitos brasileiros lá, e também nos 2 primeiros anos as provas e trabalhos podem ser em Português mesmo, até o aluno se adaptar. Devo informar que, na UPE de Ciudad Del Est, os professores falam Espanhol de forma mais compreensiva.
    Dúvidas, nos retorne!
    Equipe Medicina no Paraguai
    Travessa Christiano Weirich, 91, Sala 313
    3 Andar, Edifício Metrópole, Foz do Iguaçu-PR
    WhatsapApp (45)998368076 Tel: (45) 3029-2694
    Website: https://www.medicinanoparaguai.net

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
Copy link