Futuro de Medicina no Paraguai: Saiba como vai acontecer

Qualidade de ensino

Análise do futuro do curso

O curso de medicina no Paraguai é atualmente um dos locais do Mercosul que mais atrai brasileiros para estudar medicina. Dessa forma vamos aqui mencionar a experiência de anos com uma análise do que vem pela frente, mas tentando ao máximo realizar uma previsão. O curso de medicina realizado no Paraguai tem as suas vantagens atualmente, porém devemos ter em mente alguns fatores importantes, ainda mais quando falamos da legalidade do curso.

Existe atualmente em torno de 20 universidades de medicina no Paraguai, o que é muito analisando o cenário do País. Assim existe universidades que se especializaram e atualmente quase que 100% são alunos brasileiros. O que iremos descrever aqui faz muito sentido, uma vez que nem todas as universidades estão totalmente legalizadas.

A maioria dos cursos de medicina no Paraguai tem sim a famosa habilitação do cones, porém nem todas tem o que chamamos de certificação. Mas o que é essa “tal” de certificação da ANEAS? Esse órgão para quem não sabe é um órgão do governo Paraguaio responsável de realizar toda a análise de qualidade dos cursos e, caso cumpra as exigências é outorgado um certificado. Vale muito a pena mencionar que certificação da ANEAS não tem nada a ver com Arcosul, ok?

O que é a Aneas?

Podemos definir de uma maneira simplificada a Aneas como sendo um órgão fiscalizador e executor do governo Paraguaio. Dessa forma o mais importante de tudo é que essa Agência reguladora não realiza somente análises de qualidade, mas também realiza a fiscalização e emite parecer de melhorias. Sendo assim a Aneas atualmente tem uma enorme demanda de certificações, pois acreditamos que até o momento apenas 20% das universidades tem acreditação totalmente correta.

O curso de medicina no Paraguai da universidade Upe todos eles estão em processo (O que é muito importante, uma vez que várias universidades nem visitas tiveram ainda), dando destaque para as sedes de Ciudad Del Este, Presidente Franco e Assunção. Essas sedes da universidade devem em breve ser as primeiras universidades privadas do alto Paraná a terem a certificação.

Assim o futuro do curso de medicina vai depender de vários fatores, mas é nítido que futuramente as principais universidades sérias passaram a ter a certificação da ANEAS. Assim vale mencionar que essa certificação garante a qualidade de ensino da instituição, bem como os princípios da aprendizagem.

visto de imigração e documentos para estudar.

Qualidade de ensino

Futuro do curso

Os cursos de medicina do Paraguai passaram a ter uma espécie de vestibular, porém muito mais simples do que as do Brasil. Assim é importante mencionar que esse modelo não será aplicado tão breve assim, mas acreditamos que em um lapso de 3 anos mais ou menos. Sendo assim é importante também dizer que o novo sistema de revalidação de diplomas vai cobrar muito do aluno, por isso não vai adiantar estudar de qualquer forma, situação essa não generalizada mas que infelizmente acontece.

Recebemos muitas dúvidas relacionadas a essa questão de que vai passar a ter vestibular. Existe uma situação importante de citar que é a qualidade de ensino dos cursos, uma vez que as universidades de medicina aqui do tentam, mas a falta de efetivo acadêmico deixam a desejar. Uma coisa é certa: Vale a pena estudar medicina no Paraguai, porém analisando bem a legalidade do curso e principalmente se a universidade realiza a emissão de diplomas.

No passado não muito distante teve universidades de medicina do Paraguai que não realizaram a emissão do diploma. Essa universidade por motivo profissional e ético não iremos citar nomes, mas que fizeram muitos alunos passarem os piores dias das suas vidas. Então o que quero deixar bem claro aqui é que tenha cuidado com o que você vê pela frente.

Custo benefício análise

Analisando as universidades existentes aqui, a que mais oferece segurança em relação a formação é a universidade Upe, sendo ela ao qual indicamos atualmente como primeira opção. Dessa forma é importante que você estabeleça critérios pessoais e não apenas realizando uma análise de conveniência.

Assim terminamos esse artigo ao qual queríamos explicar um pouco sobre o futuro que vem por ai, porém embora bem sucinto acredito que foi possível passar a mensagem a todos vocês. Como sempre caso tenha dúvidas clique aqui e fale pelo WhatsApp ou se quiser envie um e-mail acessando aqui a nossa página de contato.

Post anterior
Compensa estudar medicina no Paraguai?
Próximo post
Medicina no Paraguai 2020: Tudo sobre o curso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu
× Como Posso Ajudar?