Enfermagem: Tudo sobre o curso e a carreira

Enfermagem é uma área da medicina responsável pelos cuidados preventivos e não preventivos na área médica. O enfermeiro, assim chamado os profissionais que trabalha na área, são as pessoas que auxiliam de forma ativa o trabalho do médico e outros profissionais dentro dos hospitais.

O enfermeiro é muito mais do que um profissional da saúde, uma vez que muitos deles realizam também uma trabalho de gestão intra-hospitalar.

Nesse artigo resolvemos explicar de maneira mais didática o lindo trabalho desse profissional, mas também falar sobre o curso e a carreira.

Então nesse artigo você vai apreender tudo sobre a enfermagem e como se tornar um enfermeiro caso queira seguir a profissão.

O que preciso para ser enfermeiro

Se você deseja estudar enfermagem é necessário realizar uma faculdade de 4 ou 5 anos, dependendo se você vai estudar em período integral ou parcial. O curso é oferecido hoje no brasil em várias faculdades, mas é importante verificar se o mesmo tem habilitação pelo MEC – Ministério da Educação do Brasil.

O curso é dividido durante os anos em várias matérias, onde é possível o aluno apreender de maneira definitiva os princípios e técnicas utilizados por esses profissionais. Dessa forma a título de exemplo, logo no início do curso, o aluno vai estudar várias matérias, sendo elas:

  • Anatomia humana
  • Histologia humana
  • Biologia humana

Enfim, acima mencionamos somente algumas matérias que você vai estudar, porém logo abaixo desse parágrafo iremos colocar uma área para você analisar as matérias que são estudadas.

Quais matérias estuda no curso de enfermagem?

Abaixo estamos deixando uma imagem com todas as matérias de um curso. Lembrando que dependendo da universidade ao qual você vai estudar, essas matérias podem ser diferentes, beleza?

Aqui utilizamos a grade curricular de uma faculdade de enfermagem, porém existem diversos modelos, mas todos parecidos conforme irão analisar. Clique na imagem para ampliar.

Como é o mercado de trabalho de enfermagem?

O mercado de trabalho do enfermeiro é, conforme já mencionamos acima, não limitado somente ao ambiente hospitalar. Existe diversas áreas em que um profissional de enfermagem pode atuar, mas um dos principais com maior número é no ambiente de hospitais.

1.Pesquisas Cientificas

Embora essa área não seja uma das principais, existe sim muitos profissionais da área que atuam nesse mercado. O trabalho nesse ramo de atividades é cansativo, uma vez que tudo que se fala relacionado a pesquisas acabada sendo algo de testes e testes.

O salário para quem deseja atuar como enfermeiro pesquisador, vai depender de muitos fatores, como se você vai atuar para uma empresa específico ou sozinho com auxílio de bolsas de pesquisas.

É importante se você deseja seguir essa área que estude bastante e sempre publique artigos, participar de feiras da área, enfim, tudo relacionado a pesquisa.

2. Hospitais

Aqui é um dos principais locais em que o profissional da enfermagem atua. Assim é onde a maioria dos profissionais atuam dentro da enfermagem.

Lembrando que o enfermeiro ele realiza também o controle de outros profissionais de saúde, como técnicos em enfermagem, auxiliares, enfim, uma quantidade grande de profissionais.

Post anterior
VALE A PENA ESTUDAR MEDICINA NO PARAGUAI 2020
Próximo post
Odontologia no Paraguai: Tudo sobre o curso e profissão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu
× Como Posso Ajudar?