12 Perguntas e respostas sobre estudar medicina no Paraguai

Respondendo suas dúvidas

12 Perguntas e respostas sobre estudar medicina no Paraguai? Este mega artigo vamos ajudar você com as principais dúvidas. Assim, iremos falar sobre as 50 dúvidas frequentes sobre estudar medicina na divisa entre Foz do Iguaçu-PR e Ciudad Del Este. Além disso vamos também citar um pouquinho, ou melhor, algumas dúvidas sobre o curso de medicina em Assunção, capital do Paraguai, ao qual acho muito conveniente.

As dúvidas que iremos postar aqui são baseadas nas principais perguntas que tivemos aqui em nosso site. Assim, vamos então postar realmente as principais dúvidas sobre o curso, pois você leitor do nosso site merece. Dessa forma não deixe de deixar seu comentário e compartilhar este artigo, que na medida do possível vamos responder a todos.

Caso queira saber mais como anda o processo do revalida, você pode conferir lendo este artigo super importante. Abaixo deixamos as principais perguntas que iremos abordar neste mega artigo sobre o curso de medicina.

  • Qual o valor da mensalidade
  • Duração do Curso de Medicina
  • Como escolher a sua faculdade
  • Quanto é o custo de vida de Medicina

1) Qual o valor da mensalidade do curso de medicina?

Qual o valor da mensalidade do curso de medicina no Paraguai?

Essa é sem dúvida uma das perguntas que mais recebemos aqui em nosso site. Além disso vale mencionar que faz sentido ser a nossa primeira pergunta, visto que é basicamente os valores que fazem com que os estudantes venham para o Paraguai.

Muitos irão perguntar qual faculdade de medicina indicamos, por isso considere a tabela abaixo como uma forma de hierarquia, embora deixamos claro que a Upe é a que se destaca em termos de qualidade de e estrutura para quem busca estudar medicina no exterior.

Os valores das mensalidades das faculdades citadas abaixo, podem varias de R$ 650,00 reais a 1050,00 reias. Atualmente em relação a custo benefício, a faculdade que indicamos seria a faculdade de medicina no Paraguai Upe. Abaixo a lista de faculdades.

  • Universidade Privada Del Este – Upe
  • Faculdade Maria Serrana – Ums
  • Faculdade Três Fronteiras – Uninter
  • Faculdade Central do Paraguai – Ucp
  • Faculdade Politécnica e Artística do Paraguai – Upap

2) Qual a duração do curso de medicina?

A duração do curso é de seis anos, assim como as faculdades de medicina no Brasil. Dessa forma podem analisar que o último ano do curso é realizado o internato rotativo, ao qual no Paraguai também é realizado no último ano.

Um ponto importante que devemos descrever, sobre estudar medicina no Paraguai, é que neste tempo do curso, de seis anos, o aluno da faculdade privada del este não necessita realizar o exame de tese, assim como ocorre na Upap por exemplo, no final do curso. Esse processo de tese conforme analisamos, acaba saindo mais oneroso e não vimos, até o momento, uma vantagem desse processo.

  • Duração de seis anos
  • Curso em Período Integral
  • Tempo realizado igual do Brasil

3) Quais documentos necessários no curso?

Todo aluno, estrangeiro, que deseja estudar no Paraguai legalizado, o primeiro passo é realizar a sua imigração. Embora no Paraguai o processo de imigração seja considerado caro, orientamos que esse é um dos passos mais importante.

Sabemos de todas as dificuldades enfrentadas pelos alunos que buscam o exterior para estudar medicina, principalmente dificuldades financeiras, porém esse é sem dúvida o principal procedimento a ser feito quando o aluno chega no País.

frequente é, sem dúvida, a pergunta de que se eu morar no Brasil é necessário realizar o procedimento de imigração. Assim, a resposta para essa pergunta é SIM. Mesmo o aluno morando no Brasil (Em Foz do Iguaçu-PR), é sim necessário realizar os documentos migratórios.

Além dos documentos migratórios, o aluno precisa realizar os documentos acadêmicos, que são basicamente os documentos que a faculdade exige. Dessa forma ficaria assim o processo de regularização:

  • Documentos relacionados a imigração, que na verdade será exigido pela faculdade ao qual for estudar.
  • Os documentos acadêmicos, que seriam as cópias dos documentos pessoais autenticadas, apostiladas, dependendo da sua faculdade.

Assim, caso queiram, deixamos aqui uma empresa que indicamos como sendo a pioneira dos serviços de medicina no Paraguai, tanto como matrículas como também em relação a regularização da documentação para estudar medicina no Paraguai. Vamos para o próxima pergunta?

4-) Qual o melhor local para estudar ?

Atualmente temos 3 principais locais, sendo eles:

  1. A divisa de Foz do Iguaçu-Pr com Ciudad Del Este, sendo este considerado o melhor, tando em segurança como em qualidade de vida.
  2. A capital do Paraguai, Assunção, ao qual fica localizada a 350 quilômetros da divida de Foz do Iguaçu-PR, sendo este um bom local também.
  3. A divisa com Pedro Juan Caballero e Ponta Porã-MS, ao qual sem dúvida não indicamos, pois os índices de violência são altos e também pela localização.

A grande vantagem de Foz do Iguaçu-Pr, está na questão de ter aeroporto internacional, ou seja, com vôos diretos para as principais capitais do Brasil. Conforme podem analisar, além disso recomendamos que façam uma pesquisa no Google para verificarem melhor sobre o que estamos falando.

5) Qual o horário do curso de medicina?

O curso de medicina, em geral, é realizado no período diurno, entendendo diurno como sendo manhã e tarde. Assim, conforme podem analisar, difícil é quem queira trabalhar, porém, dependendo muito de você, pode ser que consiga algum serviço fora desse horário para complementar seu orçamento.

Existe também alunos que acabam comprando mercadorias para pequenas pessoas e enviando para seus locais e amigos, para que  essa prática está muito comum e conheço pessoas que vivem hoje, pagando todas as suas despesas, desse procedimento que fica como dica para vocês que desejam estudar medicina no Paraguai.

6) Preciso saber espanhol logo no início?

Não. Isso se explica devido ao fato da língua espanhola não ser, muito difícil, quando comparado com o inglês por exemplo. Seguindo esse raciocínio, no começo vai ser normal a dificuldade, até um momento em que seu ouvido irá acostumar.

Vale ainda explicar que no início você vai mais apreender a ouvir do que a falar, mas em torno de 6 meses a maioria já estão conseguindo se comunicar algumas coisas em espanhol.

7) Qual a forma de ingresso ao curso?

O ingresso no curso de medicina é realizado através de um curso de nivelação, de acordo com as diretrizes do MEC e CONES do Paraguai. Dessa forma o curso é realizado entre 1 a 3 meses e feito pessoalmente na própria faculdade.

Vamos usar como exemplo a faculdade Universidade Privada Del Este, que realiza esse processo de acordo com as diretrizes de educação do País. O curso nesta instituição é realizado, com matérias básicas de ensino médico, como por exemplo:

  • Anatomia Humana Básica
  • Biologia Humana
  • Química e Física
  • Espanhol

8) Vale a pena estudar medicina no Paraguai?

O curso em si é intermediário, não podendo também dizer que é excelente. Porém vale aqui dizer que o curso pode ser melhor do que muitas faculdades de medicina no Brasil. Assim, você tem que avaliar no geral o que pretende, ou seja, você tem que ver se realmente vale a pena para você estudar no Paraguai.

Abaixo deixo um vídeo sobre se vale a pena estudar, falando sobre alguns pontos importantes sobre o curso. Abaixo alguns tópicos que iremos mencionar no vídeo:

  • Sobre o curso e seus valores de mensalidade.
  • Qual local morar, no Brasil ou no Paraguai, bairros.
  • Dicas sobre estudar medicina no Paraguai e se vale a pena.

9) Tem como morar no Brasil e estudar no Paraguai?

Sim, tem como cursar medicina sim no Paraguai e morar no Brasil. Esse é o método que a maioria dos estudantes realizam atualmente. Sendo assim, vale deixar uma ressalva de que os documentos de imigração precisa serem realizados, visto que a não realização pode ocasionar sérios problemas ao aluno.

Além dessas informações, vale mencionar que o aluno quando chega necessita, assim que chegar, pegar um visto de 90 dias até que seu processo não esteja pronto.

10) Como Funciona o Sistema de Ensino?

As faculdades de medicina no Paraguai tem basicamente 2 sistemas de ensino, sendo eles:

  • Sistema de ensino anual
  • Sistema de ensino semestral

O sistema de ensino anual, ou simplesmente sistema tradicional, é um sistema de ensino bem utilizado e que vale a pena quando comparado com o sistema semestral. A grande vantagem é que neste sistema o aluno tem a opção de durante o ano, realizar as provas parciais e no final do ano as provas finais.

11) Qual procedimento para atuar no Brasil após formado?

Os alunos que desejam estudar no Paraguai para poderem atuar no Brasil devem realizar a revalidação do diploma. Hoje em dia há duas formas de realizar esse processo, sendo eles o REVALIDA e a COMPLEMENTAÇÃO.

O sistema do revalida é o exame realizado em duas etapas, sendo elas a etapa prática e a teórica. Na primeira etapa, a teórica, o aluno é avaliado com conhecimentos gerais de medicina, tais como saúde pública, ginecologia, clínica médica e outros.

Na etapa prática do revalida o aluno realiza procedimentos médicos que podem ocorrer de várias formas de avaliação, conforme critérios adotados pela banca examinadora. Dessa forma, conforme podem avaliar, não é um exame fácil, mas que se você se dedicar com certeza irá passar. Além disso, a faculdade privada del este, a upe, tem vários ex-alunos brasileiros que atuam no Brasil.

Deixamos também dicas sobre o curso de medicina no exterior que vale a pena ler sobre, ao qual você vai ter várias dicas.

12) Qual a média do custo de vida?

O custo de vida para quem deseja estudar no Paraguai pode variar dependendo da sua condição financeira. Assim, por exemplo, conhecemos alunos que vivem com R$ 1800,00 reais, porém outros que acabam tendo um maior custo, que pode varias dependendo da sua condição financeira. A título de exemplo, segue uma média dos valores:

  • Moradia: Em média em torno de R$ 500,00 à R$ 2000,00 reais, dependendo logicamente de sua condição financeira.
  • Alimentação: Depende, visto que isso pode variar, mas no geral em torno de R$ 400,00 reais mensais.
  • Faculdade: Vai depender do cambio, mas em torno de R$ 1000,00 reais.

Ficou alguma dúvida sobre o curso?

Caso tenha ficado alguma dúvida sobre o curso pedimos que entre em contato conosco que iremos lhe ajudar nas informações sobre o curso no Paraguai. Nosso número de WhatsApp (45) 998368076 ou se quiser entre em Contato conosco enviando a sua mensagem que também iremos lhe ajudar.

Post anterior
Curso de medicina no exterior 2019
Próximo post
Confira Como Funciona O Exame Do Revalida

2 Comentários. Deixe novo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu
× Como Posso Ajudar?